A autarquia confirmou que vai avançar com a construção do matadouro intermunicipal do Planalto, que ficará instalado em Sendim. O investimento ronda os quatro milhões de euros.
“O matadouro intermunicipal do Planalto vai ficar instalado em Sendim. Para o feito já adquirimos dois terrenos com uma superfície de 21 mil metros quadrados nas proximidades da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) o que se traduz numa vantagem porque não será necessário construir um equipamento do género para servir a unidade de abate”, explicou Helena Barril, em declarações à Lusa.
O projeto de licenciamento de arquitetura e execução da unidade de abate também foi aprovado e deverá ser lançado a concurso no início do próximo ano.
Recorde-se que, a construção de um matadouro no Planalto Mirandês tem sido debatida há mais de 10 anos. Os três municípios envolvidos no projeto são Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.
O objetivo da construção de um novo matadouro deve-se ao facto da atual unidade de abate instalada naquela cidade já não ter capacidade de resposta para as exigências da região. Até porque é considerada um foco de poluição das águas do rio Fresno, o afluente do Douro.
Lembre-se que, a construção do novo matadouro foi um dos principais compromissos dos dois autarcas eleitos, para as câmaras de Miranda do Douro e Mogadouro.
Jornalista: Rita Teixeira