A Coligação Democrática Unitária (CDU) exige a efetivação de uma política de resíduos que elimine lixeiras ilegais e proteja o ambiente no concelho de Macedo de Cavaleiros.
“Não basta anunciarem-se campanhas de sensibilização, nas redes sociais do Município de Macedo de Cavaleiros , que se reduzem a uma imagem intitulada entulho aqui não”, refere o partido em nota de imprensa enviada à redação do Canal N.
“É urgente criar condições para eliminar lixeiras ilegais, muito visíveis nas zonas rurais. É urgente disponibilizar um serviço de recolha de “monos” em todo o concelho, que posteriormente seja amplamente divulgado e ao qual as populações possam recorrer facilmente”, sustenta.
O objetivo passa por promover a redução de depósitos ilegais de entulhos e outros lixos. A CDU diz ainda ser importante aumentar o número de ecopontos nas áreas habitacionais, bem como o número de caixotes do lixo pequenos de rua.
Recorde-se que a CDU, nas últimas eleições autárquicas de 2021, propôs um conjunto de respostas enquadradas numa política ambiental baseada no conhecimento concreto da sua realidade.
A falta de resposta dos serviços municipais para a resolução deste problema afeta o património ambiental e “é um claro incentivo para o aumento de despejos ilegais, uma vez que corresponde na prática a uma transferência de responsabilidade do município para os munícipes”, conclui.
A CDU refere ainda que “sem um serviço de recolha de monos, seja por marcação do munícipe, através da colocação de contentores em todas as freguesias, ou outro tipo de soluções similares, a sensibilização será apenas mais um exercício de maquilhagem política”.
Jornalista: Inês Carvalho