Bragança foi considerado o segundo distrito a ter menor acesso gratuito a fruta e legumes na escola, segundo o relatório de estudo feito pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) parceria com a equipa de investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Aumentar o consumo de frutas e legumes na infância é o principal objetivo da iniciativa escolar «Heróis da Fruta» lançada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e que no ano letivo passado verificou “um aumento de 15,8% de crianças a consumir fruta ou legumes diariamente na escola”, refere a associação em comunicado.
Segundo Raquel Martins, nutricionista e investigadora do ISAMB/FMUL, “Évora foi um dos distritos com maior percentagem de turmas com acesso gratuito a frutas e legumes na escola. Por outro lado, Bragança foi o segundo distrito a reportar ter menor acesso gratuito a fruta e legumes na escola e foi também o único distrito onde se registou um aumento de crianças a não consumir hortofrutícolas diariamente na escola, no final da intervenção”.
No que diz respeito à distribuição gratuita de frutas e legumes da escola no distrito de Bragança verficou-se que apenas 20% das turmas têm acesso à fruta.
A equipa de investigadores do ISAMB/FMUL analisou os efeitos da implementação do desafio escolar «Heróis da Fruta» no ano letivo anterior nos hábitos alimentares dos alunos e concluiu que, globalmente, após a participação neste projeto, a percentagem de alunos que não consumia diariamente fruta ou legumes na escola diminuiu de 19,6% para 6,9%.
Jornalista: Inês Carvalho
Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens