A escola do 1º ciclo de Palaçoulo, em Miranda do Douro, vai começar o ano letivo com apenas dois alunos, com atividades extracurriculares e com a perspetiva de manter o estabelecimento aberto no próximo ano.

Ensino básico, educação física, tecnologias de informação e comunicação, educação musical, inglês e mirandês são as áreas de estudo asseguradas por seis professores e que vão ser lecionadas a estes dois alunos a frequentar o 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino básico.

Em declarações à Lusa, António Santos, diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) diz que “a escola de Palaçoulo é um caso ‘sui generis’. Este estabelecimento de ensino está em regime especial de funcionamento desde 2010″, o que significa que carece de uma autorização anual do secretário de Estado da Educação para que possa estar em funcionamento.

António Santos refere ainda que este ” é um caso único, e que tem a ver com a resiliência dos pais e encarregados de educação desta freguesia”, para manter este estabelecimento a funcionar, salientando que “tem sido uma luta manter a escola aberta”.

As obras de requalificação da escola do 1º ciclo de Palaçoulo estão programadas para breve e o Município de Miranda do Douro acredita que o número de alunos possa aumentar no próximo ano letivo.

Segundo os dados provisórios dos Censos 2021, Palaçoulo tem 567 habitantes dos quais 35 são crianças.

Jornalista: Inês Carvalho

Slider