O Município de Vimioso reforçou os apoios à natalidade e infância, a estudantes do ensino superior e a pessoas desfavorecidas. 

O novo regulamento de apoio à natalidade e infância refere que a “situação é preocupante, fruto da reduzida taxa de natalidade, que se reflete numa diminuição significativa da população” e por isso é necessário criar incentivos para contrariar as tendências de despovoamento. 

Estas medidas de apoio destinam-se a todas as crianças  que nasçam no concelho de Vimioso. O incentivo traduz-se na atribuição de 2000 euros, distribuídos pelos três primeiros anos de vida, a primeira prestação é dada no ano de nascimento do bebé onde são atribuídos 1000 euros, a segunda prestação é de mais 500 euros, valor reembolsável de compras efetuadas no concelho e os últimos 500 euros são atribuídos aquando da primeira matrícula da criança no pré-escolar.

O regulamento de apoio a estudantes do ensino superior prevê o pagamento de propinas e destina-se a estudantes economicamente carenciados e que residam no concelho de Vimioso. O Município alargou o apoio que até agora era apenas dado para a licenciatura e que com o novo regulamento permite chegar aos alunos que frequentem o mestrado. 

O regulamento Municipal de apoio a estratos sociais desfavorecidos também foi reformulado e abrange a área da saúde, habitação, deficiência e a terceira idade, subsistência e educação.  Com estes apoios a Câmara de Vimioso pretende melhorar a qualidade de vida das famílias com dificuldades “garantindo-lhes o acesso a recursos, bens e serviços, atenuando a pobreza e a exclusão social”.

Os apoios já estão ativos e os regulamentos foram publicados em Diário da República. 

Jornalista: Inês Carvalho 

Slider