O Programa “Cuidar de quem Cuida” vai ter um segundo grupo psico-educativo para Cuidadores Informais e as inscrições já estão abertas.
Este programa é dinamizado por uma equipa multidisciplinar que tem como finalidade proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, de forma a otimizar a execução das suas tarefas diárias.
Recorde-se que o Município de Mirandela passou a integrar este projeto, em maio, quando estabeleceu um acordo de cooperação com o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, tendo em vista a capacitação de instituições locais na intervenção junto de cuidadores informais.
“A ideia é formar pessoas para poderem ajudar os cuidadores, muitas vezes podendo substituí-las momentaneamente para as pessoas poderem fazer tarefas inadiáveis, como ir ao cabeleireiro, ir ao médico, porque estão ali bloqueados ao serviço de um familiar e o objetivo é criar esta rede organizada que permita facilitar a vida aos cuidadores”, explicou Alberto Malta, presidente do CASTIIS aquando do acordo de cooperação.
Como aderir
Em Mirandela, os interessados em fazer parte do processo de capacitação, podem contactar os serviços culturais do Município através do 278 20 15 90, a autarquia pelo 278 200 200 e ainda pelo número de telemóvel 933 52 64 07.
Jornalista: Inês Carvalho