Serão devolvidos à natureza, no próximo dia 24 de agosto, um milhafre-rei e um grifo resgatados, que estiveram em recuperação no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-HVUTAD).

A devolução à natureza destas aves terá lugar no Miradouro do Carrascalinho, em Fornos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Em comunicado enviado à redação do Canal N, refere que “através de uma colaboração realizada entre o CRAS-HVUTAD e a organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, o milhafre-real e o grifo a serem devolvidos à natureza irão integrar o projeto Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre. As aves serão equipadas com emissor GPS e receberão anilhas de PVC e metálicas, de forma a permitir a sua monitorização futura. Neste evento, estarão presentes representantes das entidades envolvidas, bem como agentes de conservação da natureza”.

A população residente de milhafre-real em Portugal tem um estatuto de ameaça “Criticamente em Perigo”. Já o grifo é uma das três espécies de abutres que ocorrem regularmente e nidificam em Portugal, apresentando um estatuto de “Quase Ameaçada”.

Jornalista: Inês Carvalho

Slider