A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou, esta quarta-feira, a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, uma vez que as previsões apontam para um aumento da temperatura no próximo fim de semana.
Numa nota divulgada no site, a DGS refere que “o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento gradual das temperaturas nos próximos dias” e aconselha a procura de ambientes frescos e arejados.
Recomenda a população a aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural e evitar a exposição solar, principalmente entre as 11 e as 17 horas.
Utilizar roupa solta, opaca, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta, assim como evitar atividades que exijam grandes esforços físicos são outras das medidas de prevenção recomendadas.
Segundo a DGS, os doentes crónicos ou sujeitos a medicação “devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24”.
Recomenda ainda especial cuidado “a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas”.
Jornalista: Inês Carvalho