O Município de Mirandela vai avançar com uma Estratégia de aproveitamento de recursos hídricos e de melhorias no sistema de fornecimento e tratamento de águas no concelho que terá um investimento de cerca de 6,6 milhões de euros.
“A Câmara Municipal de Mirandela tem aprovadas 22 candidaturas a fundos comunitários com vista à resolução de problemas de qualidade da água de abastecimento e de poluição urbana de massas de água, bem como para fecho de sistemas de saneamento de águas residuais”, informou em comunicado.
Este projeto de reaproveitamento de recursos hídricos do concelho , já estruturado em 2020, assenta no Plano de Beneficiação da Rede Hidrográfica e de Linhas de Água e tem como objetivo dar uma maior e melhor resposta à situação atual de seca extrema.
O Município refere ainda que “para além da promoção do aumento da qualidade de vida e da salubridade da população do concelho, o setor agrícola também beneficiará deste investimento com um custo total de 6.628.979,97€”.
O POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos faz parte da estratégia de investimentos no concelho de Mirandela e rege-se por “operações para resolução de problemas de qualidade da água de abastecimento e de poluição urbana de massas de água, bem como para fecho de sistemas de saneamento de águas”.
Jornalista: Inês Carvalho