Sílvio Santos, o líder da Confraria de Nossa Senhora do Amparo, responsável pela organização das festas de Mirandela, acredita que, hoje e amanhã, a cidade vai acolher uma das maiores enchentes de sempre para assistir às principais atividades do programa. “A expetativa é elevada até tendo em conta o decorrer das festas, até ao dia de hoje, onde temos notado uma enorme afluência, eventualmente, pelos dois anos de paragem, e por isso é bem provável que muitos milhares de pessoas vão estar por cá”, refere Sílvio Santos.
“A marcha luminosa, os bombos, a procissão e o fogo-de-artifício, certamente vão ser momentos em que as ruas da cidade serão muito curtas para o número de pessoas que estarão em Mirandela”, acrescenta.
Quanto à realização do espetáculo de fogo-de-artifício, Sílvio Santos está confiante que vai acontecer com toda a normalidade e que não vai repetir-se o cenário de 2018, quando teve de ser cancelado. “Provavelmente irá decorrer dentro da normalidade, porque terminou, ontem, o estado de alerta imposto pelo Governo que já na quarta-feira tinha emitido uma comunicação em que esse estado não seria prorrogado, pelo que está tudo previsto para que a noite do fogo-de-artifício aconteça dentro da normalidade habitual”, confia Sílvio Santos.
Este ano, o espetáculo de pirotécnia vai ser totalmente lançado a partir de plataformas colocadas no leito rio Tua, pelo que a Ponte Europa estará sempre aberta à circulação rodoviária.
Por razões de segurança, a Ponte Nova, vai estar encerrada ao trânsito, na noite desta sexta-feira e de amanhã. “Tudo isto tem a ver com medidas cautelares com o estado da ponte que necessita de intervenção, mas não ´há razão para qualquer alarmismo”, ressalva o vice-presidente do Município de Mirandela.
Já esta noite, a Ponte Nova também será encerrada ao trânsito e o local de concentração dos bombos foi deslocalizado do santuário para o mercado municipal e com um percurso mais reduzido. “O que se pretendeu foi não ter o percurso dos bombos com milhares de pessoas em marcha e a tocar bombo porque teria um efeito sobre a ponte que não é benéfico”, acrescenta Orlando Pires.
As limitações de circulação rodoviária, hoje e amanhã, na Ponte Nova, Engenheiro Machado Vaz, a partir das 21 horas.
Entretanto, ao contrário dos anos anteriores, a Ponte Europa estará sempre aberta ao trânsito.
Jornalista: Fernando Pires
Fotografia: Município de Mirandela