IPB vai comprar hotel que fechou portas em 2013 e avança para construção de outra residência junto ao Campus da ESACT. Investimento superior a 5 milhões de euros. 

O hotel Mira Tua, em Mirandela, encerrado desde 2013, vai ser adquirido pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (ESACT/IPB) e sujeito a obras para ser transformado em residência para estudantes.  

O IPB vai ainda construir uma outra residência, de raiz, junto ao campus da ESACT, num investimento de 5,6 milhões de euros..

É o resultado de duas candidaturas apresentadas ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. “Uma delas tem a ver com a aquisição de um imóvel e a sua readaptação e posso já adiantar que se trata do hotel Mira Tua com a previsão de poder ter capacidade para 62 camas que deverá ser a primeira a ficar pronta, e depois temos também em muito boa posição a construção de um edifício novo, no campus do cruzeiro, junto à ESACT, com a previsão de ter 120 camas”, adianta a diretora da escola de Mirandela ligada ao IPB.

Sónia Nogueira sublinha a importância destas duas residências para minimizar o problema constante da falta de quartos para os alunos e os que existem estão a preços muito elevados. 

Todo este processo de candidatura ao Plano Nacional para o Alojamento no ensino superior passou por várias fases ate chegar à aprovação do contrato programa. “A primeira foi a manifestação de interesse, que foi a 28 de Fevereiro deste ano, enquanto a segunda fase, que foi ate 25 de Março, apresentamos a candidatura às residências e recentemente ficamos a saber que ambas foram já consideradas para efeitos de financiamento e para a assinatura dos contratos-programa”, revela a diretora da ESACT de Mirandela.

A candidatura da construção da nova residência – cujo terreno foi cedido pelo Município de Mirandela – ficou na 7ª posição entre 33 projetos apresentados a nível nacional, enquanto a aquisição do Hotel e a sua readaptação ficou em 6º lugar, entre 102 candidaturas.

O investimento total previsto é de 5,6 milhões de euros dos quais 3,7 milhões são para a construção da residência junto ao campus da ESACT e 1,9 milhões de euros para a aquisição do hotel Mira Tua e respetivas obras de readaptação. Estima-se que as 182 camas já possam estar disponíveis no ano letivo 2023/2024.

A ESACT começou como polo do IPB, em 1995, com 70 alunos, utilizando instalações provisórias, cedidas pela autarquia. Passou a escola autónoma em 1999. Em 2016, passou a ter instalações próprias. Atualmente, tem cerca de 1500 alunos.

Jornalista: Fernando Pires

Slider