O incêndio que lavra há quatro dias no concelho de Murça já está controlado e tem apenas uma frente ativa com cerca de 100 metros.
Segundo o Comandante da Proteção Civil, Armando Silva, existe “Uma pequena frente que continua a lavrar mas com pouca intensidade e com meios empenhados em combate. Mas mais de 90% do incêndio já está em fase de consolidação, de rescaldo e em vigilância.”
Será feita agora uma avaliação das necessidades no Teatro de Operações e face a essa avaliação será redefinido o número de operacionais a manter no terreno, de forma a controlar a área já ardida e a impedir reacendimentos. “Irá haver um acompanhamento permanente porque o risco de reativações continuará seguramente embora com menos intensidade até pela diminuição da temperatura”, acrescentou Armando Silva.
Durante o dia de hoje houve várias reativações, junto à Ponte Nova nas Curvas de Murça, identificada como zona de risco. Armando Silva salientou ainda que não podia emitir prognósticos, mas que a situação está a evoluir favoravelmente.
No combate às chamas estão 807 operacionais, apoiados por 276 viaturas.
Jornalista: Inês Carvalho