Os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) terão a partir de amanhã, 5 de julho, ao dispor novos recursos através da Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, também faz parte do projeto.
De forma a incentivar todos os visitantes, entre eles, crianças, jovens,idosos e pessoas com incapacidades visuais e auditivas, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende criar uma experiência única através de vídeos e conteúdos 3D para os museus nacionais.
Com a integração de Realidade Aumentada através de uma aplicação para o smartphone ou tablet, os visitantes terão acesso a uma sobreposição de imagens interativas à visão da realidade, assim como a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço ouuma obra de arte , onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.
Numa primeira fase, os equipamentos estarão disponíveis em vários locais, como o Museu dos Biscainhos e o Museu D. Diogo de Sousa em Braga, o Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança em Guimarães e o Museu do Abade de Baçal em Bragança.
O Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda encontram-se, atualmente, encerrados para obras de manutenção e reabilitação.
A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Museusportugal.pt pretendem trazer a Realidade do Mundo Virtual “Metaverso” e fazer a sua integração na Realidade de Visualização de todos os visitantes da rede de Museus.
Jornalista: Inês Carvalho