O projeto selecionado chama-se “Pelo Andar da Carruagem”, é promovido pela Associação Pacatodisseia e tem como parceiro estratégico o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

“Pelo andar da Carruagem” é um festival de artes performativas multidisciplinar, inspirado na antiga linha de comboio do Tua, que irá decorrer na aldeia de Frechas, dia 11 de junho, das 9h30 às 22h00.

O festival acontece ao ar livre e o acesso é gratuito.

Ao longo de cinco meses, cinco artistas exploraram e entrevistaram as populações de cinco aldeias, uma em cada concelho que compõe o Vale do Tua: Amieiro em Alijó, Pombal de Ansiães em Carrazeda de Ansiães, Ribeirinha em Vila Flor, Sobreira em Murça e Frechas em Mirandela.

A partir deste encontro, das memórias, tradições e beleza natural do Vale do Tua, cada artista desenvolveu uma performance com a participação direta dos habitantes das aldeias ou de elementos da natureza.

O programa do festival inclui três performances dos artistas Fernando Mota (música), Carla Galvão e Sofia Cabrita (Teatro), Yola Pinto e Nuno Veiga (dança), duas instalações multimédia e uma exposição de fotografia, desenvolvidas em parceria com os alunos da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Politécnico de Bragança, a apresentação do grupo tradicional de castanholas de Contins, uma sessão de Birdwatching e uma conversa sobre a Linha do Tua.

A ideia original surgiu pela mão da Pacatodisseia, uma associação cultural sem fins lucrativos e para além do apoio do Ministério da Cultura — Direção-Geral das Artes, envolveu como parceiro estratégico a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) e o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Murça, Câmara Municipal de Vila Flor e a Junta de Freguesia de Frechas.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider