O grupo parlamentar do PCP pede ao Governo que explique as razões que justificam o encerramento do Jardim de Infância de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Numa nota dirigida ao Ministério da Educação, na passada terça-feira, o Partido Comunista Português questiona se realmente se confirma, por decisão da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o fecho do Infantário frequentado por mais de dez crianças, no próximo ano letivo.
A deputada do PCP, Diana Ferreira, pergunta ainda “ de que forma é que o Ministério da Educação pretende garantir à educação e as condições adequadas para estas crianças?”.
De referir que a decisão de encerrar o Jardim de Infância da União de Freguesias de Podence e Santa Combinha foi conhecida na passada semana. Algo que motivou uma manifestação de pais e habitantes da aldeia que não se contentam com a transferência destas crianças para Macedo de Cavaleiros.
Por outro lado o município alega que o fecho do infantário se deve a razões de segurança, por estar localizado numa zona da aldeia onde passam vários turistas, uma vez que Podence é conhecido pelo Entrudo Chocalheiro, atualmente, Património Imaterial da Humanidade.
O partido comunista refere ainda que a infantário “é atualmente frequentado por mais de uma dezena de alunos daquela freguesia, bem como de freguesias limítrofes”.
“De acordo com os pais das crianças afetadas, o seu encerramento levará a que crianças de tenra idade sejas obrigadas a fazer viagens diárias, nos transportes escolares, que ultrapassam uma hora de duração”, acrescenta.
Para o PCP esta decisão “ acarretará dificuldades acrescidas à vida das populações nestas zonas rurais, nomeadamente, às crianças e pais que até agora tinham uma resposta de educação pré-escolar de relativa proximidade”.
Jornalista: Sara Teixeira
Foto: Arquivo/ Canal N