“Venha descobrir o tesouro perdido” é o desafio lançado pelo município de Carrazeda de Ansiães, na atividade integrada no Torneio Medieval, que decorre entre 20 e 22 de maio.
A vila de Ansiães vai regressar à época medieval já este fim de semana e, no domingo, a caça ao tesouro é uma das atividades do programa com destaque.
A caça ao tesouro acontece em resposta a uma carta que uma personagem histórica da Vila de Ansiães terá deixado a um amigo, a dar conta da existência de um tesouro escondido no castelo. Começa, precisamente, com a carta de Lopo Vaz de S. Paio para Martim dos Paços, referindo que “(…) escondi em certa parte da fortaleza o tesouro da família S. Payo. Este facto, desconhecido de todos revelo-o agora a si meu caro amigo pois temo que esteja próximo o meu fim devido às muitas batalhas em que tenho participado e irei participar num futuro próximo. Com receio que esta carta caia em maus de estranhas não lhe refiro o local exato onde escondi o tesouro deixando-lhe várias pistas para que o possa encontrar. No dia 6 de outubro encontrará na Vila de Ansiães um mensageiro, enviado pela minha pessoa que lhe fornecerá a primeira pista para que possa encontrar ao tesouro.”
De acordo com a organização, a participação na atividade faz-se por equipas, que vão obter pistas através de jogos e perguntas relacionadas com a Vila Amuralhada e o Castelo de Ansiães, de forma a obterem pontos para mais pistas, até encontrarem o tesouro. As inscrições estão disponíveis aqui.
Programa completo:
Jornalista: Rita Teixeira