Daniel Pimenta venceu, este domingo, a Rota do Azeite de BTT em Valbom dos Figos, no concelho de Mirandela, a terceira prova do Open Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança.
O betetista do CTM Vila Pouca de Aguiar, que terminou os 55 quilómetros da maratona em 01:54:22, diz que foi uma vitória difícil. “Acabou por ser difícil, porque juntamente com o meu colega Luís Moura e o Daniel Pinto apertamos logo de início e metemos um ritmo forte para conseguirmos descolar o segundo grupo, pelo que teve de ser um ritmo foi bastante elevado”, adianta o vencedor.
O pódio da classificação geral ficou completo com Luís Moura (CTM Vila Pouca de Aguiar) no segundo lugar e Daniel Pinto, que foi o vencedor deste ano da Volta ao Nordeste, na terceira posição.
Na prova participaram cerca de 150 betetistas de várias localidades. Um número razoável mas que o presidente da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Valbom dos Figos, admite que ficou aquém das edições anteriores. “Nestas provas estamos sempre à espera de mais gente, mas foi bom já tivemos a prova e dois anos depois podermos retomar a atividade é sempre importante”, refere Miguel Pires, para quem esta iniciativa ajuda a dinamizar a aldeia da freguesia de Mascarenhas. “As pessoas ajudam e participam, a logística é enorme, a aldeia mobiliza-se ainda que muitos deles já não possam, e é sempre bom porque voltamos a conviver uns com os outros”, acrescenta.
A presidente do Município de Mirandela valoriza a importância da realização destas iniciativas para retomar a prática desportiva, nomeadamente o ciclismo que tem muitos adeptos aqui no concelho, e ao mesmo tempo dinamizar a economia local, depois de uma fase pandémica complicada”, adianta Júlia Rodrigues.
Na Meia Maratona, de 35 quilómetros, José Teixeira (Póvoa Cycling Academy) subiu ao lugar mais alto do pódio em masculinos e Sílvia Costa (CTM Vila Pouca de Aguiar) venceu em femininos.
A próxima prova do Open Regional de XCM está marcada para Macedo de Cavaleiros, o BTT Azibo, no dia 2 de Outubro
Jornalista: Fernando Pires