A cidade flaviense vai regressar ao Império de Tito Flávio Vespasiano, com a oitava edição do mercado galaico-romano “Festa dos Povos em Aquae Flaviae”, entre 19 e 21 de agosto, anunciou hoje a autarquia.
Durante três dias Chaves terá a decorrer diversas atividades socioculturais, “sendo o mercado galaico-romano palco principal para iguarias gastronómicas, manjares, festim de bebidas, saberes ancestrais, simulações bélicas (luta entre gladiadores, luta galhofa e jogo com varapaus), recriações mitológicas, interpretações musicais, bailados, circus maximus e cortejos”, adianta o município, em comunicado.
De acordo com a mesma nota, “estarão também representados os povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratarão o quotidiano de Aquae Flaviae”.
Os interessados em participar na exposição ou venda de produtos, durante os três dias do evento – nomeadamente artesãos, mercadores, produtores, associações, e juntas de freguesias – devem inscrever-se até dia 30 de junho.
Jornalista: Rita Teixeira