No decorrer da Semana Gastronómica do Bacalhau, em Bragança, os restaurantes obtiveram uma enorme afluência de espanhóis durante a Semana Santa, divulgou hoje a Associação Comercial e Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).
A iniciativa promovida pela ACISB, a pedido dos comerciantes, superou as expetativas. “Uma semana em que trabalhamos como antes de guerras e pandemias”, admitem proprietários dos restaurantes que há muito tempo não registavam uma procura tão grande. Também Rosa Pires, do restaurante Rosina, está certa de que “90% dos clientes foram espanhóis e já nem pediam a carta, sabiam perfeitamente da iniciativa e diziam que queriam bacalhau”, sublinha.
O balanço é positivo para dezenas dos restaurantes aderentes. Luís Portugal, da Tasca do Zé Tua, contou que “os clientes espanhóis que vinham sabiam que estava a decorrer a Semana Gastronómica do Bacalhau, a mensagem passou muito bem”. O “Bacalhau à Bragança” também foi o prato mais servido na Taberna do Javali, referiu Flávio Gonçalves.
O mesmo sentimento foi partilhado igualmente no restaurante Emiclau de Vítor Cordeiro que teve de negar alguns pedidos. “Com muita pena nossa tivemos de mandar clientes embora, porque já não os conseguíamos servir, estivemos sempre cheios, foi muito bom”.
Além dos espanhóis, a maioria residentes na cidade de Bragança, manifestaram maior curiosidade pelo prato confecionado com a mesma receita por todos os restaurantes aderentes à iniciativa.
Na mesma nota, a ACISB refere que já está a trabalhar em outras iniciativas, sempre com o objetivo de “dinamizar a economia local e ajudar a melhorar a competitividade da cidade de Bragança”.
Por: Jéssica Fontes e Sara Oliveira