A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em parceria com o Município de Torre de Moncorvo e o Agrupamento de Escolas, está a promover durante abril o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” com atividades destinadas a vários públicos.
A iniciativa arrancou no dia 1 de abril com a colocação de laços azuis nas rotundas da sede concelho para sensibilizar a população. Mas a iniciativa continua na próxima semana. A autarquia anunciou que, no dia 19 de abril, vão decorrer várias atividades nas escolas como, a leitura da história do Laço azul, a leitura de textos alusivos à temática e sessões sobre os direitos das crianças destinados aos alunos do Agrupamento de Escolas.
“A iniciativa visa sensibilizar a população em geral para a proteção dos direitos da crianças e jovens do Concelho e, por outro lado, potenciar o direito a serem ouvidas e a darem a sua opinião nos assuntos que lhe dizem respeito”, refere o município, em comunicado.
No dia 20 de abril, realiza-se a construção do laço azul humano, no Complexo Desportivo de S. Paulo de forma a sensibilizar as crianças para a importância da prevenção dos maus tratos na infância. Entre o dia 19 e 22 de abril decorre a sessão “Eu Protejo-me”, a projeção de uma curta-metragem e uma sessão desenvolvida pela GNR de Prevenção da Violência no Namoro, destinadas aos alunos da Escola Secundária Sr. Ramiro Salgado.
De acordo com a mesma nota da Câmara de Torre de Moncorvo, vão também ter ainda lugar workshops com os pais e professores de forma a promover o sucesso escolar.
Jornalista: Rita Teixeira