O primeiro troço da ecopista do Tua está pronto a ser utilizado com a abertura em Macedo de Cavaleiros de cinco dos 75 quilómetros do projeto que se estende também pelos concelhos de Mirandela e Bragança.
A Infraestruturas de Portugal, é a proprietária do canal ferroviário da antiga linha do Tua que os três municípios transmontanos decidiram desqualificar tornar numa “via ciclável reservada a deslocações não motorizadas que permite a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave”.
A IP refere que este primeiro troço entre a antiga passagem de nível e o apeadeiro de Castelãos, em Macedo de Cavaleiros, “aliado à recuperação do edificado da Estação de Macedo de Cavaleiros, também em curso, que será a nova sede do Geopark Terras de Cavaleiros, constituirá mais um excelente cartão de visita de uma região de transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior”.
Este foi um projeto inédito dos municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança que envolve o aproveitamento do corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros.
Um investimento de mais de 1,8 milhões de euros com a comparticipação comunitária, através do programa Valorizar no valor de 1,2 milhões e o restante foi assumido pelos municípios.
Jornalista: Sara Teixeira // Foto: CM Macedo de Cavaleiros