A reabilitação decorreu na estação do Pinhão, em Alijó, e na do Tua, em Carrazeda de Ansiães.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que as obras de requalificação com cerca de 12,441 quilómetros, na Linha ferroviária do Douro, entre as estações de Pinhão e de Tua já foram concluídas.
O investimento foi de 5,8 milhões de euros e deve-se aos trabalhos que contemplaram “a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco e a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”, refere a IP em comunicado.
Na mesma nota explica que “este investimento incrementa os níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura, bem como o conforto e comodidade dos passageiros. Reduz, ainda, os custos de manutenção associados”. A obra foi executada pelo consórcio Rosa Ramalho Cobetar/Convensa, tendo a fiscalização sido assegurada pela Afaplan.
O investimento faz parte do Plano Integrado de Reabilitação da Linha do Douro, cujo desenvolvimento será assegurado de forma faseada, estando já concluída a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020.
Jornalista: Rita Teixeira // Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens