A Semana Santa de Miranda do Douro conta este ano com dupla programação, a juntar à habitual componente religiosa vão realizar-se cinco concertos, nos espaços de arquitetura religiosa do concelho.

De nove a 17 de abril a cidade de Miranda recebe quatro dos concertos, dois na Concatedral e os restantes na Igreja da Misericórdia e na Igreja de Santa Cruz . O quinto concerto será na Vila de Sendim. 

Dentro do repertório que vai ser tocado destaca-se “Leçons de Ténèbres” do renomado compositor francês François Couperin, a execução de uma obra ímpar e pouco conhecida do repertório português, o Livro de São Vicente.

No dia 10 de Abril, o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende apresenta repertório de compositores portugueses contemporâneos. 

Os grupos que vão participar neste ciclo de concerto são expoentes da execução de Música Sacra, sendo, muitos deles, referências artísticas nacionais. “Com esta seleção de agrupamentos musicais, este evento passa a ser o principal do género na região”, refere o municipio.

A Capella Patriarchal, o Ensemble Voces Caelestes, o Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, o Coro Infantil de Miranda do Douro e os Pequenos Cantores de Esposende são os responsáveis pela execução musical dos diversos concertos.

No plano pedagógico vão existir visitas guiadas e comentadas ao Órgão Histórico da Concatedral de Miranda do Douro e duas Masterclasses de Órgão. Para suprimir a falta de formação adequada em música sacra na região as duas masterclasses versam especialmente essa temática, sendo de participação gratuita. 

Todos os eventos são de entrada gratuita. 

“Para usufruir das visitas guiadas e/ou da Masterclasse, os interessados devem enviar email para [email protected]”, esclarece a autarquia. 

A apresentação pública da Semana Santa coincide com a apresentação da marca “Casa da Música Mirandesa” que se realiza no dia sete de abril às 18h00 na Casa da Música Mirandesa, Largo do Castelo em Miranda do Douro. 

Jornalista: Sara Teixeira

Slider