O município de Alijó, através da Biblioteca Municipal e da Universidade Sénior, vai promover “Ateliers de Costura” em todas as freguesias do concelho.
O objetivo da iniciativa é produzir sacos de tecido e é dirigida a toda a população. Pretende promover uma cidadania ativa, assim como o uso mais sustentável de sacos de tecido.
Os Ateliers, arrancam hoje no Pinhão e vão decorrer em locais a indicar pelas juntas de freguesia e serão orientados por voluntárias da Universidade Sénior de Alijó.
Os tecidos e outros materiais necessários para a costura dos sacos vão ser disponibilizados pelo município.
No dia 22 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Terra, a iniciativa termina com um encontro com todas as juntas de freguesia participantes, em Alijó, que incluirá um Atelier de Costura ao Vivo. O dia finaliza com uma sessão que conta com a presença da ativista ambiental, Ana Milhazes, que apresentará o livro “Vida Lixo Zero”.
A iniciativa surge no seguimento de outras ações de voluntariado de costureiras que permitiram, por exemplo, criar máscaras sociais para a população, durante a pandemia.
Jornalista: Sara Teixeira