O Auditório Municipal de Alfândega da Fé acolheu a cerimónia de entrega das Placas e Diplomas de Certificação das Entidades Formadores 2020\2021. No total, 14 clubes de futebol e futsal da A.F. Bragança receberam certificação.
A iniciativa contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. “Estamos convencidos que é o processo necessário para elevar a qualidade e a qualificação dos treinadores e da formação”, concretizou.
O processo de Certificação de Entidades Formadoras teve início em 2014 com o objetivo de aumentar o nível qualitativo nos vários campos do futsal e do futebol Português, um processo “lento” e “demorado” como referiu Fernando Gomes em declarações à AFBTV.
Fernando Gomes sublinhou, ainda, a importância das associações Regionais e admitiu que “não era possível atingirmos os patamares que atingimos, sem o envolvimento das associações regionais e distritais.”
O presidente da Associação de Futebol de Bragança, António Ramos, realçou o valor do processo de certificação, dizendo que “é importantíssimo para a implementação criteriosa da participação dos nossos clubes nas competições nacionais e distritais.”
Dos 33 clubes da A.F. Bragança, 14 receberam certificação.
No futebol masculino destacou-se o CA Macedo, com a atribuição de quatro estrelas. Os restantes receberam três estrelas: GD Bragança, ADSP Vale Conde, SC Mirandela, EF Crescer, GD Mirandês, FC Vinhais e GD Moncorvo. No futebol feminino, o AD Paredes recebeu, também, três estrelas.
No futsal, o GD Macedense, CSP Vila Flor e AR Alfandeguense foram reconhecidos como Entidades Formadoras Certificada três estrelas.
Quanto ao Sporting Clube Moncorvo e o Santo Cristo foram reconhecidos, pela primeira vez, como Centros Básicos de Formação de Futsal.
Jornalista: Sara Teixeira // Foto: Associação de Futebol de Bragança