São cinco novos percursos pedestres acompanhados pela vista do Douro. A inauguração acontece já no dia 27 de março.

O município de Carrazeda de Ansiães vai assinalar a inauguração das novas infraestruturas turísticas, com a realização de caminhadas com a população local, ao longo de três fins de semana, distribuídos pelos meses de março, abril e maio. A primeira caminhada realiza-se já no próximo domingo.

As cinco Pequenas Rotas (PR) foram homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo e atravessam aldeias e lugares privilegiados, como miradouros sobre o rio Douro.

“Cada um dos percursos pedestres tem a particularidade de valorizar diversos pontos de interesse, que do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico, são elementos integridades da singularidade do território. O desafio vai muito além da caminhada, inclui vivências e conhecimentos que tornam cada experiência única”, refere a autarquia em comunicado.

O “Trilho da Aldeia dos Moinhos” é o primeiro com início e fim junto ao Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira. Este percurso pelos Moinhos de Rodízio do Ribeiro do Coito e aqui podem ser observadas várias estruturas molinológicas tradicionais com as suas levadas e represas e vários outros edifícios funcionais como fornos de cozer pão, palheiros, pombais e habitações.

Ainda no mesmo dia, 27 de março, segue-se o “Trilho do Miradouro da Cova Escura” com início e fim igualmente junto ao Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, com direção à Fonte da Bicuda e a uma ponte localmente conhecida como Ponte Romana.


O percurso continua em direção ao Pinhal do Douro, acompanhando a meia encosta o vale do Ribeiro das Tábuas, onde é possível observar um conjunto disperso de estruturas que compõem e caracterizam a paisagem rural. Estas estruturas, identificadas como muros apiários, fornos de secar figos, um lagar de azeite e um conjunto de moinhos, constituem um testemunho material de uma arquitetura vernacular e de um modo de exploração tradicional dos recursos naturais da região. De regresso ao ponto de partida, o trilho segue em direção ao Miradouro da Cova Escura, passa pelo Santuário da Nossa Senhora da Assunção e, já na chegada à aldeia de Vilarinho da Castanheira, passa junto à Fonte do Cano.

“Pelo facto das PR serem certificadas, é garantido a quem o caminho uma correta marcação do trilho, qualidade na sinalética e painéis informativos, bem como condições de segurança para que a caminhada possa ser realizada com total confiança”, sublinha.

A inscrição para participação no arranque da inciativa é obrigatória e está disponível até 24 de março, na Loja Interativa de Turismo de Carrazeda de Ansiães ou através de um formulário online.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider