O motivo da aquisição deve-se ao facto do aparelho anterior já se encontrar desatualizado. O investimento superior a 70 mil euros pretende beneficiar os utentes e profissionais do concelho.
O Centro de Saúde de Mogadouro – e em particular o Serviço de Urgência Básica (SUB) – foi equipado “com um novo e moderno aparelho de Raio-X – em substituição do anterior, que se encontrava obsoleto, apresentava limitações técnicas e era, por isso, desajustado face às necessidades”, informa a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste em comunicado.
O novo equipamento, com um investimento de aproximadamente 77.200 euros, vai estar disponível 24 horas por dia para diagnósticos de urgência, assim como para a realização de exames no âmbito de consulta, no período de atendimento administrativo.
A ULS do Nordeste realça que este equipamento de Raio-X já está “apetrechado com um sistema de determinação, registo e arquivo da dose de radiação no processo do utente, respondendo assim à necessidade de adequação às normas de proteção radiológica e licenciamento”.
Recorde-se que, durante a campanha das Legislativas o cabeça de lista do PSD, pelo círculo eleitoral de Bragança, Adão Silva, alertou para a falta de qualidade do aparelho de raio-x instalado no SUB do Centro de Saúde de Mogadouro, após uma visita a esta unidade de saúde.
Por: Jéssica Fontes
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)