A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro está a desenvolver uma campanha de apoio à Ucrânia através da recolha de alimentos e medicamentos nos 19 municípios, e a oferecer transporte e alojamento para os refugiados.
A CIM Douro disse, em comunicado, que a iniciativa “Somos Ucrânia” surgiu como “forma de dar resposta imediata ao flagelo vivido por centenas de milhar de ucranianos, dada a dramática situação social em que se encontram”.
Os 19 municípios deste território uniram-se para fazer a recolha de bens, essencialmente alimentos, roupa e medicamentos, até às 18h do dia 6 de março, nas juntas de freguesia e associações organizadas para o efeito.
A partir de domingo todo o processo logístico vai ser organizado no Centro Multiusos de Lamego, onde os produtos vão ser selecionados, organizados e encaminhados, de acordo com as orientações da Embaixada da Ucrânia, para as principais fronteiras onde se verificam grandes fluxos de refugiados.
A Comunidade Intermunicipal refere, ainda, que em articulação com o Governo, em particular com a Secretaria de Estado para as Migrações, vai disponibilizar autocarros para o transporte dos refugiados para Portugal, e disponibilizar-se para “acolher um número significativo de ucranianos” em território português.
Para isso a CIM Douro salientou que está a proceder a um “levantamento exaustivo das condições disponíveis ao nível de alojamento, acompanhamento técnico, apoios sociais e emprego para a total integração dos refugiados ucranianos”.
A Comunidade Intermunicipal do Douro é constituída pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.
Jornalista: Sara Teixeira // Foto: Wojtek Radwanski