A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi distinguida com a certificação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Um selo de garantia que vai ao encontro dos padrões europeus para a qualidade de ensino.

Segundo comunicado da instituição “A decisão resulta da importância que a UTAD dá ao estudante, considerado o centro nevrálgico de toda a sua atividade”. Salientando o facto de o estudante ter representação em órgãos de gestão da UTAD e “ao seu dispor serviços de ação social, atividades desportivas, acesso facilitado a serviços de saúde e bem-estar, além da qualidade da oferta formativa e do processo de ensino-aprendizagem”.

“Este é um momento muito importante para a UTAD, que vê reconhecida a excelência da sua organização, através do nível mais elevado de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior”, sublinha o reitor Emídio Gomes.

A A3ES destaca ainda a qualidade da investigação, a colaboração com a comunidade envolvente, a internacionalização, bem como a política estratégica definida pela reitoria da UTAD.

A certificação é válida até 2026, sendo que todo o processo é continuamente monitorizado pela A3ES e pela UTAD.

Embora esta certificação seja facultativa, a melhoria contínua da qualidade é uma prioridade para a academia transmontana, enquanto “instituição de referência” de ensino, investigação, desenvolvimento e inovação.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider