Depois da reunião entre especialistas e governo na passada quarta-feira, na sede do Infarmed, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou hoje o alívio de algumas medidas de restrição face à pandemia. 

Considerando que estão reunidas as condições para aliviar as restrições, o Conselho de Ministros decidiu por fim à exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas; deixar de exigir certificado digital, salvo no controlo de fronteiras; o fim do limite de lotação em estabelecimentos públicos; acabar com a recomendação de teletrabalho; terminar com o confinamento de contactos de risco e, com isto, passar de estado de calamidade a situação de alerta, em todo o território continental. 

Contudo, o governo decidiu manter em vigor algumas medidas como a exigência de teste negativo a visitas a lares e pacientes internados, salvo para pessoas que apresentem certificado de vacinação ou recuperação, e ainda, o uso de máscara obrigatória nos espaços interiores onde já é exigido. 

Apesar deste alívio o governo realça que vai continuar a monitorizar em permanência a situação epidemológica de Portugal.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider