A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) cedeu 75 bicicletas elétricas à comunidade académica. A iniciativa apresentada no dia 11 de fevereiro em parceria com a U-bike tem como objectivo “ trazer uma mobilidade mais sustentável para a universidade” explicou o Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património, Ricardo Bento. 

O empréstimo das bicicletas elétricas vai abranger toda a comunidade académica, desde alunos, investigadores, docentes e não docentes e vai ter uma validade de seis meses renováveis quando os utilizadores assim o quiserem.  

O uso da bicicleta como meio de transporte no campus da universidade é para Ricardo Bento “uma estratégia para o futuro de um eco-campus cada vez mais sustentável e mais amigo do ambiente e da melhoria da qualidade de vida”.

O Projeto U-bike, de âmbito nacional, é coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes e visa a redução do consumo de energia.

Para além disso tem como objetivo promover a mobilidade suave, em particular o uso da bicicleta, em comunidades académicas de 15 instituições do Ensino Superior (IES) aderentes e enquadra-se no Portugal 2020, concretamente no POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. 

Jornalista: Sara Teixeira / Foto: UTAD

Slider