O Carnaval mais Genuíno de Portugal, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela “UNESCO”, vai realizar-se entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março na aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
As ruas da aldeia transmontana voltam-se a encher de caretos coloridos com o famoso Entrudo Chocalheiro que em 2019 foi elevado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O evento este ano não vai ter concertos, mas fica marcado por quatro dias de atividades. Arranca no dia 26 de fevereiro com a caminhada – Trilho do Entrudo Chocalheiro para o qual é necessário inscrição prévia e pelo meio haverá passeios de BTT, animação de rua, exposições, um mercadinho tradicional, passeios de barco na Albufeira do Azibo e muito mais.
“É muito importante porque as pessoas, com a pandemia, têm necessidade de haver alegria, de haver festa, e acho que é importante sair deste tempo cinzento que foram estes dois anos de pandemia sem haver este tipo de manifestações culturais”, disse à Lusa António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence.
Em simultâneo com as Festividades de Inverno, vai decorrer ainda o “Festival do Grelo”, nos restaurantes aderentes.
A divulgação do programa do Entrudo Chocalheiro coincidiu com uma tomada de posição da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes que continua a recomendar a não realização de eventos que juntem várias pessoas na região.
Jornalista: Sara Teixeira