A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) anunciou hoje o regresso do Campeonato Nacional de Fundo em 2022 à cidade de Mirandela.
Depois do sucesso do evento, as águas do rio Tua vão receber pela segunda vez consecutiva a prova de canoagem. “Para 2022 é esperado mais público, com a abertura das restrinções da Pandemia covid-19 e estão ainda previstas pequenas alterações ao percurso”, avança a federação.
Recorde-se que, inicialmente, este campeonato tinha sido agendado para 2020 mas devido à pandemia só recebeu luz verde por parte das autoridades de saúde e segurança do concelho de Mirandela no ano passado. Refira-se ainda que, em 2021, inscreveram-se 812 atletas, para participar no evento desportivo.
O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros, consoante o escalão dos desportistas.
Já a Taça de Tripulações de Fundo por sua vez marcará o regresso do Fundo a Melres. O município de Gondomar e o Ligadura vão ser parceiros da FPC, nesta organização que promete um fim de semana repleto de provas no rio Douro.
A FPC refere ainda que as fichas técnicas destas duas competições serão publicadas em breve no site oficial da federação.
Jornalista: Rita Teixeira