A prova da Associação de Ciclismo de Bragança está de regresso, depois de uma pausa de dois anos devido à pandemia. Tem data marcada para o dia 13 de fevereiro, em Alfândega da Fé, e são esperados 200 participantes.
As inscrições estão, ainda, abertas e podem ser consultadas aqui.
Esta é a primeira de nove provas pontuáveis para o Open Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança e podem participar ciclistas de competição, com licença da Federação Portuguesa de Ciclismo ou da Real Federação Espanhola de Ciclismo e atletas de lazer, sem licença federativa. Podem alinhar jovens atletas a partir do escalão de cadetes, passando pelos juniores, sub 23/ Elites, Master 30, Master 40, Master 50 e Master 60 tanto masculino como feminino
De acordo com a organização, as provas de XCM (Cross Country Marathon) são uma versão longa da prova olímpica o XCO (Cross Country Olímpico) de BTT, disputando-se num percurso de 60 a 160 quilómetros. Sendo que “uma característica especial desta prova é o facto de juntar amadores e profissionais no mesmo pelotão”, é referido em comunicado.
A maratona de BTT é realizada numa região montanhosa e, no caso do 1º XCM de Alfândega da Fé, os betetistas vão percorrer trilhos na envolvente dos Lagos do Sabor e da Serra da Gouveia. O mesmo percurso experimentado no Passeio BTT da Cereja realizado em maio do ano passado durante a realização do Mercadinho Cereja&co em Alfândega da Fé.
“Pretende-se que este seja um evento dinamizador, não só da prática de BTT no concelho e na região, mas também da própria dinâmica sócio-económica do território, servindo ainda como fator de divulgação do concelho”, sublinhou Eduardo Tavares, presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Jornalista: Rita Teixeira