A Diocese de Bragança-Miranda despede-se, este domingo, de D. José Cordeiro, pelas 18h com uma eucaristia solene de ação de Graças, a última na Sé Catedral, em Bragança.
José Cordeiro tornou-se no 44.º bispo da diocese de Bragança-Miranda no dia 2 de outubro de 2011 e foi o mais jovem bispo nomeado em Portugal, com 44 anos, nomeado pelo papa Bento XVI.
“E tudo é graça!”, diz D. José, na despedida: “Até sempre!”
Durante a década que esteve em terras do Nordeste Transmontano, D. José Cordeiro percorreu toda a diocese em visita pastoral e tornou-se próximo de todos, dentro da Igreja e junto dos setores da sociedade .
No seu percurso pastoral, destaca-se a reorganização da diocese em unidades pastorais, e a todos procurou envolver na evangelização. Nunca esqueceu os mais fracos e os mais velhos, alertando para o drama da solidão dos idosos.
As crianças e os jovens também estiveram no centro da sua missão, dedicou-lhes uma carta pastoral e desafiou-os a ser peregrinos da Lectio Divina, oração orante da Palavra de Deus. Nos 10 anos que esteve à frente da Diocese de Bragança-Miranda, ordenou ainda oito padres.
Em dezembro de 2021, D. José Cordeiro aceitou o convite do Papa Francisco e foi nomeado arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas e vai, assim, assumir aquela que é uma das mais importantes dioceses em Portugal, pela sua relevância histórica.
Jornalista: Sara Teixeira