O Município de Chaves comemorou o dia Internacional da Cidade Educadora incentivando as crianças a “Escutar a Cidade para a transformar”.

Mais de 130 cidades no país celebraram este dia com actividades direccionadas a alunos para garantir o compromisso de politicas públicas com a educação e escuta dos cidadãos.

Na quarta edição da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, o Município de Chaves realizou, no passado dia 30 de Novembro, na Biblioteca Municipal, várias actividades direccionadas aos alunos do 1º ciclo, para promover a auscultação pública, sob o lema “Escutar a Cidade para a Transformar”.

A sessão de abertura, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Francisco Melo, que frisou a importância de Chaves integrar o projecto das Cidades Educadoras. Referiu ainda que “esta iniciativa pretende incentivar os flavienses de todas as idades, a assumir compromissos que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, onde todos se responsabilizem por um futuro saudável. Chaves associou-se a muitas cidades de todo o mundo que assumem a Educação como eixo transversal das políticas municipais, desde o Ambiente, à Saúde, passando pelo Urbanismo, Desporto, Mobilidade e Cultura.”

O programa de actividades contemplou a interpretação do Hino das Cidades pelo Coro Infanto- Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e a leitura da Declaração do Dia Internacional da Cidade Educadora. Foi também dada a oportunidade a 18 alunos do 4º ano, de escolas públicas e privadas do concelho, de apresentarem os seus textos de reflexão sobre o que gostariam de ver transformado na cidade de Chaves.

A manhã contou com muita animação e várias actividades, desde oficinas de fantoches de luvas, mimos, jogos de memória, havendo espaço para dar asas à imaginação dos mais pequenos para desenhar e pintar em telas, preocupações sobre o tema das alterações climáticas

Fonte: CMC

Slider