No passado sábado, dia 22 de janeiro o Clube Amador de Mirandela (CAMir) estreou-se no Campeonato Nacional por Equipas da 3ª Divisão 2021/2022. O jogo foi disputado em Guimarães, e colocou em confronto o CAMir e o Clube de Xadrez Associação Académica Didáxis (CXA2D), com a vitória a sorrir à equipa da casa.
Representado por Paulo Afonso, Nuno Magalhães, Diogo Correia e Martim Conde, os atletas do clube mirandelense não conseguiram levar a melhor sobre os seus adversários, terminando o encontro com a vitória, em todos os tabuleiros, do CXA2D, segundo comunicado do Clube.
Paulo Afonso, Presidente do CAMir e Capitão da equipa, reconhece que esta não foi uma boa estreia no Campeonato Nacional, mas destaca o regresso do CAMir aos palcos nacionais de xadrez e a participação de Martim Conde, jovem atleta do CAMir, nesta 1.ª jornada.
“Claramente esta não foi a estreia que pretendíamos, mas conhecemos as exigências desta competição e, após alguns anos de afastamento, temos consciência que teremos que recuperar o ritmo competitivo e dar experiência aos nossos atletas, uma vez que, muitos deles, terão a sua 1.ª experiência numa competição nacional. Nesta jornada já tivemos algumas estreias nas competições nacionais de xadrez, o que é importante, e trouxemos o Martim à competição, um atleta sub-14, para ganhar mais experiência e entrosar-se neste nível competitivo”, acrescenta.
O capitão da equipa mirandelense considera que este foi apenas o início da competição e demonstra-se confiante que o CAMir irá, brevemente, conquistar os primeiros pontos da prova, “vamos agora analisar os jogos deste fim de semana, reconhecer os nossos erros e começar a preparação para a próxima jornada do Campeonato Nacional e para os 32 avos de Final da Taça de Portugal. Estou confiante que este início apenas servirá para motivar a nossa equipa a trabalhar mais e, em breve, as vitórias vão aparecer”, conclui.
A 2.ª jornada do Campeonato Nacional por Equipas da 3ª Divisão 2021/2022 realiza-se no próximo dia cinco de fevereiro, com o CAMir a receber o Vitória Sport Clube.
Jornalista: Sara Teixeira