De 4 a 6 de março, a cidade brigantina vai receber cerca de 100 jovens, para marcar o Encontro Nacional de Juventude Cruz Vermelha 2022.
Este ano, a escolha recaiu sobre a delegação de Bragança da Cruz Vermelha, que vai reunir uma centena de jovens, no interior transmontano. São sobretudo líderes locais e representantes a nível nacional.
Em declarações ao Canal N, Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança, explica que este é um “motivo de orgulho” pois é um sinal de que o trabalho desenvolvido tem sido valorizado. Sublinha ainda que a escolha de uma estrutura local do interior do país de um contexto sócio-demográfico muito específico “não era óbvia, mas é [uma escolha] inteligente”.
Os três dias do encontro vão servir para trocar ideias e projetos. Os temas passam sobretudo pela implementação de melhores práticas locais, acolhimento de refugiados, alterações climáticas, solidariedade e entre outras.
Segundo Duarte Soares, os jovens vão ficar alojados em instalações da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança, que permitem acolhimento, e na Pousada da Juventude, sendo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Bragança e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CVP Bragança