Investimento de 118 mil euros do Município para concretizar a proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2016.

No Verão do próximo ano, deve estar concluída a construção de um campo de ténis em Mirandela, com base na proposta que foi vencedora do “Orçamento Participativo de 2016”, promovido pela Câmara Municipal.

O vice-presidente do Município, diz que o processo teve um atraso porque foi necessário “encontrar um local estratégico adequado, em articulação com os vencedores do Orçamento Participativo”.

Orlando Pires adianta que, “já no anterior mandato, este executivo iniciou todas as tramitações para executarmos este campo, mas foi preciso encontrar o local que mais se adequasse ao objetivo e foram colocadas várias hipóteses de localização de forma a promover a modalidade em Mirandela, já que temos aqui um conjunto de praticantes significativo e quisemos encontrar um local de consenso, até para que seja possível, no futuro, criar condições para que Mirandela possa acolher eventos de nível regional e até nacional”.

O local escolhido para o campo de ténis é junto ao hipermercado Continente, próximo das escolas e do Pavilhão do Inatel. “O facto de o terreno estar próximo da escola secundária e da escola superior de comunicação, administração e turismo, bem como a proximidade com o Pavilhão do Inatel, que tem balneários, foram todos fatores que, em conjunto com os vencedores da proposta, foram tidos em conta”, sublinha Orlando Pires.

Nesta primeira fase, está contemplada apenas a construção de um único campo de ténis e das infraestruturas de apoio, como as bancadas de apoio, vedação e iluminação, mas, Orlando Pires revela que, mais tarde, “está prevista a construção de mais campos de ténis e eventualmente até de outras modalidades, como por exemplo o Padel, numa perspetiva de desenvolvimento da modalidade e de promoção da prática desportiva como um hábito de vida saudável”, sustenta.

Orlando Pires acrescenta que os promotores da proposta, “estão envidar esforços para criar uma associação de forma a garantir que há continuidade e não o uso pontual daquele equipamento”.

O auto de consignação da obra, no valor de 118 mil euros, foi assinado, esta semana, com o total do investimento a ser suportado pelo Município.

O prazo de execução é de seis meses, pelo que o vice-presidente da autarquia mirandelense acredita que, “no início do Verão de 2022 já esteja concluído o campo de ténis”.

Atualmente, existe um campo de ténis público na zona verde do parque Dr. José Gama, mas está degradado e sem infraestruturas de apoio.

Jornalista: Fernando Pires

Slider