Este domingo, há dérbi nordestino na 10ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.
O Macedo de Cavaleiros – Mirandela coloca frente a frente o último classificado, a equipa da casa, que ainda não tem qualquer vitória, e o Mirandela que lidera o campeonato a par com o Paredes, que vem de uma derrota, em Vila Real, por 4-2.
O treinador do Mirandela entende que nos dérbis a classificação não conta muito para atribuição do favoritismo. “Temos que contar que o Macedo vai querer conquistar a primeira vitória e contra nós terá um sabor especial porque é um dérbi e vão querer ganhar também porque somos líderes. Tudo isso, vai fazer com que o jogo se torne ainda mais difícil para nós, mas também já alertei os meus jogadores que temos de saber conviver com a pressão positiva de o Mirandela estar em primeiro. Temos de olhar para os adversários com o devido respeito”, afirma Rafael Pinheiro.
O Mirandela chega ao final da primeira volta do campeonato na liderança, uma realidade impensável no início da competição, confessa o técnico mirandelense. “No mundo do futebol, às vezes não há muita honestidade, mas eu não tenho problemas nenhuns em assumir que não pensava que isto pudesse acontecer. A equipa foi construída de raiz com muitos jogadores novos sem grande experiência de Campeonato de Portugal e isso não nos dava este otimismo, agora também é justo dizer que depois de nos conhecermos e vermos a qualidade, sentimos que tínhamos muita capacidade para andar nos primeiros lugares e que podíamos entrar em qualquer campo para conquistar os três pontos”, refere.
Perante este cenário, Rafael Pinheiro diz que agora não faz sentido não assumir que o objetivo passa a ser o de chegar ao final desta primeira fase nos dois primeiros lugares que dão acesso a disputar a fase de subida à Liga 3. “Se tivemos qualidade para estarmos em primeiro ao fim de nove jornadas, só temos e de ser honestos e lutar por ficar nestes dois primeiros lugares nas próximas nove finais”, conta o técnico alvinegro.
No domingo, começa a segunda volta do campeonato com o dérbi nordestino, o Macedo de Cavaleiros – Mirandela, agendado para as 15 horas.
Jornalista: Fernando Pires