A intervenção que converteu o Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro numa Estrutura de Acolhimento e Exposição da Concatedral vai ser inaugurada no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h00.
A cerimónia conta com a presença do Diretor Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e da Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.
A intervenção implicou a recuperação do edifício pré-existente e a construção de um novo edifício. As obras, anunciadas em 2017 com um investimento de cerca de 530 mil euros foram financiadas a 85% de fundos comunitários, através do Programa Norte 2020, e tiveram a comparticipação nacional assumida pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.
A iniciativa está incluída na Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, a qual visa promover e consolidar o projeto nacional, iniciado em 2009, através de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.
A Estrutura de Acolhimento vai ser estreada pela Exposição «Termus – Territórios Musicais», desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museo Etnográfico de Castilla y León, e apresentada a reedição do Cancioneiro Tradicional Mirandês, no âmbito do «Termus» projeto europeu de cooperação transfronteiriça. Reeditada quase quatro décadas após a primeira edição, os registos contidos na obra integram, ainda hoje, o reportório musical dos grupos de música popular tradicional da Terra de Miranda.
Foto/JN