No dia em que se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Município de Alfândega da Fé dá conta de uma nova valência para apoiar vítimas de violência doméstica.
Trata-se da Resposta de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica (RAP) , da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, que vem reforçar e complementar a intervenção do Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima (GIAV), em funcionamento desde finais de 2016.
Crianças e jovens vítimas de abusos podem, assim, obter apoio psicológico e psicoterapêutico especializado na Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.
Em comunicado, o município realça a necessidade de colmatar as carências identificadas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e no apoio psicológico e psicoterapêutico especializado para todas as crianças e jovens, que, de forma direta ou indireta foram expostas a episódios violentos, abusivos e traumáticos, alargando a sua atuação aos restantes municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).
“A violência familiar exercida contra crianças ou jovens enquadra igualmente o crime de violência doméstica, com expressão e efeitos nefastos e duradouros no seu desenvolvimento. Parte-se do pressuposto de que se existe violência no agregado familiar, as crianças são sempre vítimas, motivo pelo qual se defende que a quebra do ciclo da violência doméstica e a intervenção psicológica devem começar na infância”, refere a autarquia.