São seis meses, seis fins de semana e seis produtos típicos do Município de Macedo de Cavaleiros, que vão animar o inverno transmontano. A inciativa arranca no dia 12 de novembro, com três dias dedicados a ementas onde a castanha é a rainha.
De 12 a 14 de novembro quem se deslocar a Macedo de Cavaleiros é convidado a experienciar inúmeros pratos baseados na castanha, produto com elevada produção na região transmontana. O programa gastronómico pretende “promover um segmento de turismo onde há “um potencial imenso”, afirmou o presidente do município, Benjamim Rodrigues, salientando que “o Turismo Gastronómico é mais uma das vertentes que pode levar o nome de Macedo de Cavaleiros além-fronteiras, ao mesmo tempo que se constitui como mais uma forma de ajudar a dinamizar a economia local”.
Posteriormente, segue-se entre 10 e 12 de dezembro, o fim de semana gastronómico do Azedo, um dos produtos do fumeiro transmontano, feito à base da massa de alheira, mas sem o alho.
Já em 2022, o fim de semana de 14 a 16 de janeiro é dedicado às casulas e ao butelo, que combina este último, um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido, na água da segunda cozedura deste.
De 27 a 30 de janeiro, realiza-se a Rota do Javali, no qual este concelho tem para oferecer um prato especial e devidamente certificado: o Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros. Entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, aproveitando o período do Entrudo Chocalheiro, que se assinala no primeiro dia do mês de março, decorre o Festival do Grelo, produto com uma importância muito grande na gastronomia local.
Por fim, a rota dos fins de semana encerra com o “Cabrito à mesa”, que se irá realizar entre os dias 15 e 17 de abril.
Jornalista: Rita Teixeira