O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste conquistou o primeiro lugar do concurso do Dia Mundial da Fisioterapia, promovido pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO).
O concurso tinha como objetivo conhecer as iniciativas desenvolvidas a nível nacional, de várias instituições, no âmbito da data comemorativa assinalada no passado dia 8 de setembro.
“De facto, o que nos motivou a participar neste concurso foi para sensibilizar, quer os utentes quer os profissionais, para a importância da intervenção do Fisioterapeuta (…) e dar visibilidade à nossa Unidade Local de Saúde”, afirmou a fisioterapeuta Marisa Lages.
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da ULS do Nordeste apresentou neste concurso as várias iniciativas desenvolvidas para os utentes, como ações de sensibilização – sobre a importância da intervenção em fisioterapia para a melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida – com a entrega de infográficos e afixação de pósteres alusivos ao Dia Mundial da Fisioterapia.
Foi também criado um vídeo com as sessões de ‘Ginástica Laboral’ – para os colaboradores em geral – e as de ‘Fisioterapia Respiratória na COVID Longa’ foram direcionadas apenas para profissionais, que contraíram a doença.
À Iniciativa 7, da ULS do Nordeste, juntou-se também a mensagem do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, que enaltece a intervenção dos profissionais de Fisioterapia que integram as equipas multidisciplinares de Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares na prestação de cuidados de saúde de excelência ao doente.
Para concluir, a coordenadora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, Ana Rodrigues, realizou uma entrevista onde refere as diferentes áreas de atuação destes profissionais na ULS do Nordeste, sensibilizando a população para investir na sua saúde postural.
Esta foi a primeira vez que o Serviço de Medicina Física e Reabilitação da ULS do Nordeste participou no concurso realizado, anualmente, pela APFISIO.
Jornalista: Rita Teixeira