O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro em colaboração com vários municípios e freguesias das regiões de Trás-os-Montes e Douro pôs em marcha o “Raia Norte Bikes”, projeto que pretende que os visitantes e habitantes percorram as  localidades transfronteiriças de bicicleta. 

A Raia Norte Bikes é composta por um total de 48 bicicletas elétricas, já em funcionamento, promovendo a sustentabilidade e mobilidade no território Duero-Douro, nomeadamente em: Vinhais, Varge – Aveleda (Bragança), Picote (Miranda do Douro), Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

A iniciativa foi apresentada hoje no Parque da Vila, em Mogadouro, pelo Coordenador Territorial do AECT Duero-Douro, Evaristo Neves; o Diretor Geral da entidade, José Luís Pascual; em representação do Conselho de Administração de Turismo de Portugal, Filipe Silva; e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira.

Como funciona?

Os utilizadores devem descarregar a App “Raia Norte Bikes”, disponível em quatro idiomas (PT, ES, FR e EN) para iOS e Android. Depois, junto da estação de bicicletas, para desbloquear e libertar a bicicleta pretendida, devem scanear o código QR através da App. Finalizado o trajeto, para estacionar e bloquear a bicicleta novamente na estação, o utilizador deve introduzir o cadeado e enviar uma fotografia através da App.  

As bicicletas estão disponíveis e podem ser utilizadas com um custo mínimo de dois euros, o que permite circular até 120 minutos. O Raia Norte Bikes permite ainda a assinatura mensal, semestral ou anual.

Slider