Já estão concluídas as obras de ampliação do canil intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT), em Urjais, no concelho de Mirandela.

O “Cantinho do Animal” – Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia – gerido pela associação que integra os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor – tinha capacidade para acolher cerca de uma centena de animais, mas, com esta ampliação, “a capacidade aumenta para o dobro”, garante o Secretário-Geral da AMTQT.

Ainda assim, Manuel Miranda, está convencido que o problema não fica totalmente resolvido já que “o abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública continua a ser uma dura realidade”.

O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Associação de Municípios da Terra Quente tem insistido nas campanhas de adoção.

Manuel Miranda diz ter existido uma procura inicial significativa, mas agora tem estabilizado. “Conseguimos chegar a números na casa dos 20 por cento dos animais que entravam, mas isto tende a estabilizar, porque a nossa população também tem vindo a diminuir e há cada vez menos gente a adotar animais e não conseguimos passar dos 15/20 por cento de taxas de adoção”, afirma.

A ampliação do canil intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana teve um investimento de 260 mil euros sem qualquer comparticipação europeia ou do governo.

Jornalista: Fernando Pires 

Slider