O Jardim de Infância de Vilar de Lomba vai reabrir no próximo ano letivo a iniciar em setembro.
A decisão decorre da aprovação da Direção Regional de Educação do Norte (Dgeste) e do Secretário de Estado da Educação, João Costa, após vários pedidos por parte da Câmara Municipal de Vinhais.
A intenção de reabrir o espaço já havia sido discutida a 19 de maio, na reunião do Conselho Pedagógico, onde foi aprovada por unanimidade. Recentemente, a reabertura foi discutida no Conselho Municipal de Educação e também aprovada por maioria.
Segundo nota de imprensa, a decisão de proporcionar às crianças e famílias da freguesia de Vilar de Lomba um Jardim de Infância foi motivada pela vontade do município de garantir “acesso à educação de forma segura e confortável”.
A necessidade da reabertura nesta freguesia advém do facto de Vinhais ser um concelho com grande dispersão geográfica e condições atmosféricas rigorosas, como gelo e neve, em vários meses do ano. Assim, com o Jardim de Infância de Vilar de Lomba, o município pretende evitar que as crianças tenham de percorrer várias dezenas de quilómetros para ter acesso à educação.
Jornalista: Catarina Moscoso
Foto: CM Vinhais / ARQUIVO