Desde quinta feira, a capital de distrito é a cidade portuguesa mais próxima de uma estação de alta velocidade. Tal deve-se à inauguração da estação Sanabria AV (Alta Velocidade), a menos de 50 quilómetros de Bragança, no país vizinho.

A partir da estação, é agora possível chegar a Zamora em 25 minutos e a Madrid em menos de duas horas, o que coloca a cidade brigantina mais perto da capital espanhola. Proporcionalmente, a cidade encontra-se cada vez mais afastada – no que concerne aos meios de transporte – da capital portuguesa que de autocarro está à distância de, pelo menos, 6 horas de viagem, facto já noticiado pelo Canal N, em sequência do Plano Ferroviário Nacional.

Na cerimónia de inauguração, esteve o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, a Ministra espanhola dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez Jiménez, e o Presidente da Junta de Castilla y León, Alfonso Fernández Mañueco.

No Norte de Portugal, aguarda-se, ainda, a construção de uma ligação rodoviária entre Bragança e a Puebla de Sanabria, de forma a agilizar as viagens entre as duas cidades para todos os cidadãos.

Jornalista: Catarina Moscoso

Foto: CM Bragança

Slider