Está confirmado. Mogadouro vai recuar no desconfinamento por ter ultrapassado, pela segunda semana consecutiva, os 240 casos por 100 mil habitantes.
Na análise semanal da incidência cumulativa a 14 dias, esta quinta-feira, o Conselho de Ministro revelou que já são 116 os concelhos com regras mais apertadas devido à pandemia da Covid-19 e Mogadouro está entre os concelhos que estão em risco elevado, sendo o único do distrito de Bragança que vai recuar no desconfinamento Já o distrito de Vila Real tem os concelhos de Valpaços, Chaves e Vila Real em risco elevado, pelo que também vão ter restrições.
Os concelhos em risco elevado estão sujeitos a estas regras:
Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.
Espetáculos culturais até às 22h30;
Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;
Entretanto, há agora quatro concelhos do distrito de Bragança que estão em situação de alerta, por terem ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia dos 240 casos por 100 mil habitantes: Bragança, Mirandela, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta.
Já no distrito de Vila Real, são dois os concelhos em alerta: Montalegre e Vila Pouca de Aguiar.
Na prática, esta situação de alerta não terá qualquer restrição, mas, caso venha a repetir-se na análise da próxima semana, então também recuam no desconfinamento.
Jornalista: Fernando Pires