Portugal a Dançar é o nome da competição que vai decorrer em 13 localidades do país e nas duas maiores comunidades portuguesas no estrangeiro – Estados Unidos da América e França. Nos dias 5, 6 e 7 de novembro em particular, vai animar a cidade de Miranda do Douro.
Os candidatos já podem submeter a participação através do site oficial. O vencedor vai ter, além dos prémios por anunciar, a oportunidade de apresentar a coreografia ao Concelho Internacional de Dança da UNESCO.
Mais de um ano depois da suspensão de eventos culturais, a dança de competição está de regresso e, segundo nota dirigida à imprensa, pretende promover “a diversidade, igualdade e pluralismo” do país e comunidades. Num contacto próximo com os locais, pode, ainda, servir como reconhecimento e valorização do trabalho de todos aqueles que ambicionam uma carreira na área. Para tal, o festival aposta também na vertente educativa, com a realização de vários workshops de dança e exercícios na componente de espetáculo.
A edição de 2021 vai, assim, percorrer o país e mundo, passando por Miranda do Douro, Mealhada, Tondela, Castelo Branco, Setúbal, Oeiras, Portimão, bem como Madeira, Açores, New Jersey (EUA) e Paris (França). Já a final vai ser disputada em Matosinhos em dezembro de 2021.
Jornalista: Catarina Moscoso
Foto: Gustavo Bom / Global Imagens